Quem somos

 

A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Saúde é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará - SIBI.

Leia mais ...

Catálogo Online

Consulta ao Acervo

PALTEX oferece ...

 

 

Leia mais ...

Visitantes

Nós temos 66 visitantes online
Visualizações de Conteúdo : 64390
Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional é comemorado hoje PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Janeiro de 2017 18:20

No dia 19 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, uma data dedicada a uma profissão que muito contribui no tratamento de pessoas ao redor do mundo. A Terapia Ocupacional como área de estudo é recente, porém sua prática é bastante antiga.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), define-se Terapia Ocupacional como “uma área do conhecimento relacionado a saúde dedicada ao tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas.” A partir deste conceito entende-se o papel de grande importância que a Terapia Ocupacional desempenha na área da saúde.  Seus esforços são direcionados na recuperação de indivíduos com algum tipo ou que sofreram acidentes de trabalho, mas não somente isso. Transtornos psicológicos, trabalhos repetitivos, doenças genéticas também são abraçadas pela área.

Entende-se que as demandas sociais criaram novas profissões ao longo da história da humanidade. Não foi diferente com o terapeuta ocupacional. Seu surgimento deve-se a dois momentos específicos e integrados: as Grandes Guerras Mundiais e a Revolução Industrial. Com a Revolução dos meios de produção, a industrialização e o surgimento de fábricas um novo problema surgiu: os acidentes de trabalho. Assim novos tipos de tratamento surgiram visando ajudar pessoas nessas condições. Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, essa necessidade de profissionais destinados a esse tipo de tratamento se tornou mais urgente com o aumento de acidentados de guerra. Assim a área se desenvolveu e tornou-se a profissão que hoje muito desempenham.

Ajudar pessoas em dificuldade. Essa é a premissa da Terapia Ocupacional, então parabéns aos profissionais em seu dia!

 
 

Pesquisar

E-Books

Portal CAPES

Biblioteca Central da UFPA

FICAT - Ficha Catalográfica

Manual trabalhos acadêmicos

Repositório Institucional da UFPA

BVS BIREME

BVS Enfermagem